Cultura marcada por espírito de empreendedorismo, proximidade de importantes instituições de ensino e investigação, disponibilidade de mão-de-obra qualificada
- A Região de Leiria apresenta uma elevada taxa de emprego, face à observada nas restantes regiões do país, fruto da elevada qualificação dos seus recursos humanos e da dinâmica do seu tecido empresarial.
- Distingue-se também pela existência de um número apreciável de unidades de investigação e de divulgação tecnológica, integradas em instituições do ensino superior ou com origem na iniciativa das indústrias mais representativas da Região.
- As instituições de ensino superior localizadas na Região são frequentadas por cerca de 12 600 alunos, abrangendo os principais domínios de formação científica e tecnológica.
- O espírito empreendedor do tecido económico regional está bem representado pelas diversas Associações Empresariais existentes, as quais dinamizam iniciativas de apoio ao reforço da competitividade empresarial, internacionalização e apoio ao investimento.
Centros de Investigação e Divulgação Tecnológica
Centimfe – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos
Cenfim – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica
Associação Pool-Net – Portuguese Tooling Network
IPL – Instituto Politécnico de Leiria
|
 |
Abrangendo 5 Escolas Superiores, o IPL desenvolveu uma forte ligação ao tecido empresarial da Região de Leiria e tem vindo a desenvolver cursos específicos altamente direcionados para as necessidades concretas das empresas - vocação para a formação de quadros técnicos. Com cerca de 12000 alunos, possui uma taxa de empregabilidade de cerca de 95%.
Dá também um contributo importantíssimo em termos de I&D, através das suas unidades de investigação, em que muitos dos seus núcleos estão localizados em empresas e outras organizações ou desenvolvem a sua atividade em estreita ligação com estas. |
|
|
|
- Pela proximidade geográfica, a Região de Leiria é ainda servida por profissionais altamente qualificados formados por dois dos mais importantes polos científicos nacionais - Lisboa e Coimbra.