Fátima é um local claramente marcado pelo Turismo Religioso. É hoje considerada por muitos como o Altar do Mundo, um local de Peregrinação e de reencontro com a Fé Católica.
Anualmente, Fátima acolhe entre quatro a cinco milhões de peregrinos e turistas do mundo inteiro.
No recinto do Santuário de Fátima está a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e a Igreja da Santíssima Trindade.
A Capelinha das Aparições, considerada como o coração de todo o Santuário, assinala o local das Aparições de Nossa Senhora, em 1917.
![]() |
![]() |
![]() |
Alcobaça destaca-se pela sua herança cultural, arquitetónica e natural. Historicamente, a cidade deve a sua fama e desenvolvimento ao Mosteiro ou Real Abadia de Santa Maria, originalmente pertencente à Ordem de Cister e fundado em 1153 pelo primeiro rei português D. Afonso Henriques. O monumento foi classificado pela UNESCO em 1989 como Património Mundial da Humanidade. O Mosteiro de Alcobaça encerra em si a trágica História de Amor de D. Pedro I, rei de Portugal e D. Inês de Castro, ambos nele sepultados. As suas Arcas Tumulares constituem reconhecidas obras-primas da escultura tumular gótica europeia.
A gastronomia e a doçaria foram muito influenciadas pelos Mosteiros e conventos da Ordem de Cister existentes na Região. De referir ainda o cristal de excelente qualidade, bem como as peças de olaria e cerâmica.
Dotada de um riquíssimo património paisagístico e ambiental, Alcobaça destaca-se também pelos seus 20 km’s de costa com as suas praias douradas ornamentadas com rochedos, arribas e escarpas.
![]() |
![]() |
![]() |
Óbidos é uma vila medieval envolvida por muralhas e coroada pelo castelo mouro, transformado hoje em pousada. Dentro das muralhas, respira-se um alegre ambiente medieval feito de ruas sinuosas, de antigas casas caiadas de branco, varandas decoradas com flores, de vãos e janelas manuelinas.
Vila literária, terra da ginja, da hotelaria de grande qualidade, do golfe, da Lagoa de Óbidos e de ruínas romanas, Óbidos apresenta como principais atividades económicas o turismo e também a agricultura, um setor importante no desenvolvimento económico da zona.
Dos vários eventos que se realizam anualmente em Óbidos merecem destaque as Festas da Semana Santa, o Festival de Música Antiga, o Festival Internacional do Chocolate, o Mercado Medieval e a Óbidos Vila Natal.
![]() |
![]() |
![]() |
Nazaré é uma típica vila piscatória que ainda hoje mantém as suas tradições ligadas ao mar, bem representadas no artesanato local através das miniaturas dos barcos de pesca e das bonecas vestidas com o típico traje de festa ou de trabalho das mulheres nazarenas.
Famosa pelos seus pratos tradicionais, a vila é considerada como um paraíso gastronómico para os que apreciam peixe e marisco.
Com uma intensa atividade turística, a praia da Nazaré atrai anualmente milhares de turistas nacionais e estrangeiros, sobretudo durante a época balnear.
Em Novembro de 2011, Nazaré foi palco das atenções mundiais pelo facto de Garrett McNamara ter surfado na Praia do Norte aquela que foi considerada pelo livro de recordes do Guiness como a maior onda do mundo. A praia, banhada por um mar normalmente bravio e com ondulação forte, é ideal para as práticas de surf e bodyboard.
Quem passa pela Nazaré não fica indiferente à beleza das paisagens proporcionadas pelo Sítio, uma das localidades da vila que fica situada no topo de um penhasco e pode ser alcançado por um elevador centenário que leva ao pequeno Santuário da Ermida da Memória.
![]() |
![]() |
![]() |
Peniche é uma zona de grandes belezas naturais e de um recorte paisagístico invejável.
Como cidade intimamente ligada ao mar, Peniche continua a ter na pesca uma das suas principais atividades, onde ainda é possível assistir ao espetáculo dos barcos carregados de peixe que chegam ao porto.
Ao longo de toda a costa, encontram-se magníficas praias e vários campos de surf, que têm sido palco de campeonatos nacionais e mundiais da modalidade. Quem gosta do contacto com o mar e com a natureza, não pode deixar de visitar a Reserva Natural das Berlengas, no arquipélago do mesmo nome, classificada desde 2011 pela UNESCO como Reserva Mundial da Bioesfera.
Ao imponente património cultural, onde se destacam as fortificações e monumentos religiosos, junta-se uma diversidade de recursos turísticos onde se inclui a gastronomia rica e variada, bem como o artesanato, verdadeiro ex-libris da cidade, que tem nas rendas de bilros a sua maior expressão.
![]() |
![]() |
![]() |